Resumo
A carreira de um treinador esportivo percorre um trajeto que pode apresentar variadas transições, influências, adaptações e barreiras. Observar o curso da carreira de treinadores olímpicos pode evidenciar um universo vasto de experiências e situações determinantes ao seu desenvolvimento, permitindo-nos identificar os principais elementos e nuances de sua trajetória. Dado o exposto, o objetivo do presente estudo foi compreender a jornada de desenvolvimento da carreira de um treinador bicampeão olímpico de atletismo, tendo como ponto de partida um modelo proposto para análise, denominado Jornada de Desenvolvimento de Treinadores Esportivos: uma jornada de aprendizado ao longo da vida. O modelo proposto sintetiza e estrutura, por meio de evidências científicas, as principais situações de aprendizagem que podem influenciar o desenvolvimento de um treinador esportivo ao longo da vida, com dois períodos amplos divididos em pré-carreira e carreira de treinador. Foi entrevistado um experiente treinador do sexo masculino, com 58 anos de idade, atuante há mais de 30 anos com a modalidade de salto do atletismo, com graduação e mestrado em Educação Física, além de certificações nacionais e internacionais na sua modalidade. Participante como treinador de alto rendimento conquistou, dentre vários títulos, duas medalhas de ouro na prova de salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano de 2008. Foram realizadas quatro entrevistas individuais, semiestruturadas, com duração média de 1h cada, que permitiram respostas abertas. A partir da análise das entrevistas foram construídos 3 mapas da jornada de desenvolvimento do entrevistado, divididos em pré-carreira, início da carreira até o alto rendimento e alto rendimento até treinador olímpico. Para a investigação a abordagem utilizada foi a de estudo qualitativo de caráter descritivo. Os resultados mostraram que a família e as dificuldades financeiras enfrentadas ao longo da infância e adolescência do entrevistado exerceram papel importante e impulsionador para a formação e prática de valores-chave ao longo de sua carreira. Um treinador e um médico esportivo foram essenciais para o seu autodesenvolvimento e os resultados obtidos por seus atletas exerceram papel importante para sua ascensão como treinador esportivo. Embora não tenha sido o objetivo principal da dissertação analisar a eficácia do modelo proposto foi possível observar que sua estrutura se mostrou adequada para se estudar a história de vida do entrevistado. Os resultados identificados no presente estudo, extraídos da vida de um treinador que apresentou uma pluralidade de experiências na trajetória de sua carreira, ainda se refere a um estudo de caso, fazendo-se necessários novos estudos para maior compreensão das nuances determinantes ao ingresso, permanência, desenvolvimento e ascensão de treinadores esportivos no esporte de alto rendimento.