Jornalismo esportivo e a midiatização do esporte: uma análise a partir do futebol praticado por mulheres no Brasil
Por Érika Alfaro de ARAÚJO (Autor), Mauro de Souza VENTURA (Autor).
Em 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender e discutir de que forma o jornalismo esportivo fez e faz parte da história e da formação do futebol de mulheres no território nacional, um espaço marcado pelas desigualdades de gênero, a partir da mobilização do conceito de midiatização, partindo do princípio de que a mídia é constituinte da própria cultura, e o esporte, enquanto um fenômeno sociocultural, passa a se estruturar, também, de forma midiática. Para estudar esse cenário, selecionamos registros históricos da imprensa esportiva entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, e o caso do site Dibradoras, um canal de mídia criado em 2015 com o objetivo de noticiar esportes femininos. Assim, propomos uma análise voltada ao passado e ao presente da sociedade midiatizada e da midiatização do futebol de mulheres.