Resumo

Esta pesquisa relata como o jornal Folha de São Paulo divulgou as informações provenientes dos Jogos Olímpicos (JO) de Atenas realizados em agosto de 2004. O objetivo foi analisar a estrutura e a formatação do encarte denominado Atenas 2004, produzido exclusivamente para cobrir os JO, buscando identificar quais as mensagens, os símbolos e os signos sociais divulgados pelo conjunto de informações que somam os discursos jornalísticos textuais, as imagens e fotografias, a publicidade e seus elementos gráficos. Embasada na soma de três vertentes metodológicas, a saber, a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, a Análise de Conteúdo e a Análise Semiológica, a pesquisa foi realizada de forma que seus procedimentos metodológicos não limitassem a produção das análises do material. Na busca e compreensão de como se estruturam as redes de mídia no Brasil, abstraiu-se o sub-campo denominado “jornalismo esportivo” para dar a dimensão de como o campo jornalístico se interrelaciona com o esportivo, e quais suas linhas de força que dinamizam a relação. Neste sentido, portanto, evidenciaram-se três categorias que se repetiram ao longo da cobertura jornalística e que permitem a elucidação de como agem algumas linhas de força neste sub-campo. Além das categorias analisadas, os mecanismo de ação do campo jornalístico – que se reproduzem no sub-campo jornalístico esportivo – foram denotados e evidenciados para fomentar a estruturação dos mecanismos implícitos que regem a intersecção dos campos jornalístico e esportivo. Nesta medida, algumas considerações foram realizadas balizadas nos achados empíricos que guiaram as inferências analíticas.

Acessar