Jornalista Precisa de Conselho?
Por Pedro Venceslau (Autor).
Em Imprensa v. 16, n 176, 2002. Da página 25 a 31
Resumo
No dia 1° de novembro , a bombástica liminar da juíza Carla Rister, qu e acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão d e jornalista, faz aniversário e completa um ano em vigor .
Nesse período, milhares de novos registros profissionais foram concedidos , inclusive para pessoas sem nenhum grau de instrução . E o mercado fico u ainda mais inchado.
No ano que vem, entretanto, muita coisa deve mudar na rotina das redações . Sem alarde, a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas ) aproveitou a crise de identidade que se instalou entre os Sindicatos e conseguiu convencer todas as entidades do país a brigar por um projet o antigo e polêmico da categoria : a criação de um Conselho Federal e de um Código de Etica para o Jornalismo . A idéia é criar uma entidade e um estatuto nos moldes da OAB e do CRM . Ou seja, uma autarquia com poder de caçar diplomas, advertir publicamente profissionais e empresas ou ainda mandar prender quem estiver exercendo ilegalmente a profissão . Em suma: do Conselho para frente, tudo será diferente .