Resumo

Introdução: O presente artigo versa sobre as contribuições do Professor José Maurício Capinussú de Souza à Revista de Educação Física, publicação oficial do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

Objetivo: O objetivo principal foi o de recuperar a informação quanto à produção acadêmica e técnica do Professor José Maurício Capinussú de Souza que compõe o acervo da Revista de Educação Física.

Métodos: O presente texto caracteriza-se como pesquisa histórica, que empregou duas técnicas distintas: a análise documental e a análise de assunto. Para a busca e recuperação de informação foram utilizadas três fontes: o Currículo Lattes, o site da Revista de Educação Física e a Biblioteca Jayr Jordão Ramos, da Escola de Educação Física do Exército. O período de busca e recuperação dos textos ocorreu entre 15 de outubro e 10 de dezembro de 2018.

Resultados: Foram identificados e recuperados 22 trabalhos, publicados entre 1995 e 2018, sendo 19 artigos completos e três resumos. No que tange à extração dos assuntos, os resultados apontam: a) O assunto Olimpismo e Jogos Olímpicos obteve a maior prevalência, com sete trabalhos (31,81%); b) Os assuntos Administração e Gestão Esportiva / Comunicação, mídia e publicidade no esporte / Violência no esporte apresentaram os mesmos valores, com três trabalhos cada (13,63%), posicionando-se em segundo lugar; c) O assunto Ética no esporte foi o terceiro com maior incidência, com dois trabalhos (9,10%); e d) E quatro trabalhos em assuntos diversos (4,55%). No que condiz à participação técnica, o Professor José Maurício Capinussú de Souza integrou,  entre os anos 1998 e 2016, o Corpo Consultivo da Revista.

Conclusão: À maneira de síntese, é possível afirmar, com base na pesquisa realizada, que o tempo total de contribuição científica do Professor José Maurício Capinussú de Souza prolongou-se por mais de 20 anos (1995 a 2018), o que demonstra uma colaboração iterada, relevante e bastante fecunda para a Revista de Educação Física.

Acessar