Resumo

O esporte e a educação são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento holístico das crianças. Esta relação entre esporte e escola pode ser estimulada a partir das atividades extracurriculares, como o Judô. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a modalidade de Judô aplicada em crianças de 4 a 6 anos nas aulas extracurriculares de Educação Infantil como uma ferramenta educacional. Para estruturar este objetivo se fez necessário identificar as abordagens que delimitam a Educação e Educação Infantil e seus princípios. Explora, ainda, os aspectos educacionais do Judô, os oito valores fundamentais, recomendados pela Federação Internacional de Judô (IJF), relacionando-os com os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a educação infantil sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo é caracterizado como de natureza qualitativa e de caráter exploratório. Para tal, utilizou-se as categorias analíticas estabelecidas na relação entre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC e valores fundamentais da IJF. Ao final, como uma prática possível, apresenta uma atividade chamada de “Caminhada na floresta”, onde traz alguns valores do Judô, correlacionados com alguns dos direitos apresentados pela BNCC. Verificamos assim, que o Judô pode ser uma ferramenta educacional de grandes benefícios, aumentando o interesse acadêmico e o gosto pelo esporte, estimulando assim, o desenvolvimento global da criança.

Acessar