Judô: ensino da técnica através da tática
Por Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Diego Alves Ribeiro Queiroz (Autor), Paulo Cesar Montagner (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Técnica é um gesto personalizado, criado, gerido e transformado pelo jogador durante o jogo buscando solucionar problemas táticos emergentes naquele ambiente, ou seja, a técnica é situacional, pois sua construção está ligada às experiências oriundas dos constrangimentos do meio, e flexível, acompanhando a imprevisibilidade do jogo. Baseado neste princípio, e através de proposta interacionista, este estudo apresenta dados de uma pesquisa longitudinal aplicada e analisada em programa de extensão universitária que acompanhou durante oito meses 11 crianças e jovens de nove a doze anos. Objetivo: Apresentar ações aplicadas e observadas da construção técnica dos participantes. Metodologia: De cunho qualitativo e do tipo propositiva descritivaexploratória, analisamos os dados das anotações em Diário de Campo e Relatórios de Aula. Resultados: A adaptação do treino de uchikomi (entrada de golpe) com movimentação proposital, com o uke (quem será derrubado) ora puxando, ora empurrando e ora girando, e sem determinação da técnica a ser aplicada pelo tori (quem realiza o golpe) promoveu no “puxar” golpes de perna (ashi-waza); no “empurrar” golpes de quadril (koshi- waza) e “girar” além dos golpes de perna e quadril, golpes de sacrifício (sutemi-waza) e mão (te-waza). Já o randori (jogo de luta) com divisão de tori e uke, sendo que o uke oferecia diversas movimentações e o tori realizava tentativas de ataque sem se preocupar em estar exposto a um contra-ataque, foi importante por desacelerar o jogo para que, com tranquilidade, pudesse construir e experimentar gestos técnicos conforme as situações oferecidas. Conclusões: Estes exemplos têm transferência direta para os jogos do judô (randori e shiai) e são representativos. Eles ofereceram variadas opções de respostas, promoveu a criação de conceitos diretamente ligados à lógica interna do judô e exigiu desenvolvimento técnico e tático para realizarem as atividades com êxito e coerente com as situações