Resumo

Este trabalho objetivou resgatar o poder educativo do Judô, utilizando para isso sua própria história e os conceitos da aprendizagem e da Educação Motora como elementos para fundamentar esse estudo. No primeiro capítulo, é feito uma abordagem histórica e filosófica do desenvolvimento da escola do judô Kodokan, enfatizando o princípio educacional como base para o entendimento do objetivo que levou o professor Jigoro Kano, a reformular o antigo jujutsu. Ainda no capítulo primeiro, encontra-se a contribuição dos imigrantes japoneses na disseminação e fortalecimento dessa nobre arte educacional no Brasil e também fatores que determinaram o seu crescimento em nosso país. No segundo capítulo, "O caminho Suave da aprendizagem", é feito um referencial de alguns autores a respeito da aprendizagem e concomitante a relação dessas definições, um comparativo ao processo primário da aprendizagem do judô, mantendo um diálogo entre os autores e Jigoro Kano, dinamizando e interagindo a comunicação dos profissionais da aprendizagem com o pai da Educação Física do Japão. O terceiro capítulo, é uma abordagem sobre os efeitos negativos do exacerbado processo mercantilista na sociedade e nos esportes, enfatizando o surgimento do falso judô e dos equivocados senseis contemporâneos. No quarto capítulo, "Os Ippons pedagógicos do judô" resgatamos o que há de melhor na pedagogia do judô tradicional, como forma de contribuir para a pedagogia atual. No quinto capítulo, a pesquisa é desenvolvida através de uma entrevista gravada com os faixas pretas que estão atuando no seu cotidiano como professores de judô. Objetivamos analisar com esse procedimento as convergências e as divergências da filosofia do judô com as atitudes profissionais na transmissão desses conhecimentos. E finalizamos com a discussão dos resultados colhidos na pesquisa, confrontando a pedagogia utilizada atualmente com a utilizado por Jigoro Kano. E finalizamos descrevendo as conclusões sobre a pesquisa concretizada, e apontamos sugestões para ocorrer a interlocução do judô esporte com o judô processo educativo. Objetivamos dessa forma, referendar o judô, como um processo educacional.

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