Resumo

Partindo da problemática de como a juventude paraense tem utilizado o seu Tempo Livre na atual conjuntura do sistema capitalista, buscamos analisar o uso deste Tempo por estudantes de escolas públicas do estado do Pará a partir de dados de uma amostra de 658 jovens de ambos os sexos. Foi utilizado um Questionário da Juventude Brasileira (Versão Fase II, Dell’Aglio, Koller, Cerqueira-Santos, & Colaço, 2009), com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que os jovens costumam “Assistir TV”, “Ouvir ou tocar música” e “navegar na internet” em seu Tempo Livre. As demais alternativas (Prática de Esporte, Jogar/brincar, passear, desenhar/ pintar/ artesanato, namorar, descansar e ir às festas) se deram em menor percentual, caracterizando o uso restrito do Tempo Livre. Os dados apontam para a necessidade de um olhar mais atento para a juventude e do seu Tempo Livre, visto que, estudos sobre a temática demonstram que este Tempo é muito importante na construção das identidades. As redes de apoio sociais podem conectar estes jovens à atividades mais significativas ao desenvolvimento, visto que, às diversas estruturas sociais, a partir das inserções sociais, políticas públicas e modos de relações, podem garantir atividades mais estruturadas para um envolvimento significativas ao indivíduo. 

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