Send to Kindle


1962, agosto - Na cidade de Imperatriz, em uma das inúmeras crises da administração João Meneses, o gerente da cerâmica do prefeito é assassinado pela Polícia; motivo: o vereador Epitácio Carvalho Brito, que estava bebendo em companhia de amigos, e recebe ordem de prisão de um cabo da PM, que ordena ao destacamento que o amarrem; como luta karatê, evita a situação, desarmando os soldados; o cabo e um de seus subordinados foram mortos; Acácio foi assassinado depois, na cadeia.

DÉCADA DE 1970 – Em São Luís, segundo depoimento de Cláudio Alemão, a Academia do Joe Henrique foi mais à frente, e foi um dos bons professores de boxe que teve aqui no Maranhão. Ele já foi aluno de, eu acho se a memória não me falhar, ele foi o primeiro a montar uma academia de boxe particular, acho que ele foi aluno do Oton, acho que foi o Oton o primeiro professor nosso em 1971, 72, lá no Costa Rodrigues, tínhamos toda modalidade, funcionava as escolinhas todas, funcionava judô, Karatê, que foi o primeiro a introduzir uma escolinha aqui foi o professor Ribamar e ele está até hoje aí... Você sabe quem é o Ribamar?

C – Ele veio de Belém e foi o primeiro a ter uma Escola Academia de Karatê no Maranhão, foi lá dentro do Costa Rodrigues com ele. Dimas era Ginástica Olímpica, Handebol, também tem ligação com o Dimas...

1978 – é fundada a Academia Budô-Kan, em 03 de março, por Joaquim Pedro Almeida – Pedro Almeida.

1993 - Em Açailândia - o Karatê é praticado desde o início do crescimento populacional (início dos anos 1 960), porém só tendo representatividade a partir de 1993, com a chegada do atleta Vilson Rodrigues Pinto, que fundou uma academia -  Associação de Karatê Vilson – ASKAV -, e a filiou na Federação de Karatê do Estado do Maranhão; três vezes campeão estadual, foi também o primeiro maranhense a ser convocado para a Seleção Brasileira de Karatê. Em julho de 1996, conquistou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro realizado em Natal (RN).

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.