Ktk: Análise Comparativa Antes e Após Intervenção da Educação Física
Em XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o teste de coordenação motora KTK com crianças de uma escola pública da cidade de Manaus. Este teste foi desenvolvido inicialmente com o intuito de verificar a coordenação motora de crianças com deficiência mental, mas por sua eficiência e validade no meio acadêmico científico foi aplicado a crianças sem deficiência mental conseguindo resultados importantes no ramo da psicomotricidade e das demais valências psicomotoras. O teste foi aplicado a 16 crianças de ambos os sexos com idade entre 9 e 14 anos. O teste foi aplicado em duas etapas, inicialmente aplicou-se a bateria com quatro tarefas e depois se fez uma reaplicação do teste para ver se houve alguma alteração nos resultados. Das seis meninas que se submeteram ao teste apenas uma apresentou perturbação na coordenação motora, o que em termos de percentuais representa apenas 10% da amostra, mas após a reaplicação do teste todas as seis apresentaram resultados com classificação normal.