Kuduro e Semba: quando o cabelo crespo entra na dança
Por Everton Arruda Irias (Autor).
Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 130 - 140
Resumo
O presente relato descreve uma experiência na EMEF Raimundo Correia, pertencente à Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo, envolvendo três turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, e se deu ao longo do segundo semestre de 2022. Nas reuniões de replanejamento que ocorreram no retorno ao segundo semestre, o grupo docente, incentivado pelo engajamento pedagógico da coordenadora da escola, decidiu definir um tema para direcionar as ações didáticas visando, principalmente, um evento cuja culminância ocorreria no Dia da Família1 . O tema seria “A África que o Brasil não conhece”. Vale salientar que, no ano anterior, tivemos uma experiência semelhante quando todo o coletivo direcionou suas ações nos meses finais do ano para trazer discussões junto aos/às estudantes acerca do Dia da Consciência Negra, culminando também com um evento que expôs as produções e aprofundamentos das crianças a respeito do tema. Já nestas primeiras reuniões de replanejamento, as professoras e os professores se mostraram bastante ansiosos com relação ao modo como poderia acontecer o evento de finalização e, naquele momento, ficou decidido que cada ano/série ficaria responsável por aprofundar os conhecimentos a respeito de um determinado país africano.