Resumo

O profissional de Educação Física que desejar atuar na gestão do esporte moderno necessitará de um perfil diferenciado, devendo, portanto, ter conhecimento dos esportes, habilidades em negociação, planejamento estratégico, proatividade, paciência, conhecimento jurídico, habilidades contábeis, know how para motivar pessoas e supervisioná-las (VIEIRA e STUCCHI, 2007). Entendendo isto, profissionais de Educação Física cearenses, desenvolveram o Laboratório de Gestão Esportiva do Estado do Ceará (LabGe|Ce), que teve a proposta de aproximar o meio acadêmico ao mercado profissional, educar, incentivar, apoiar, ser fonte de informação e recurso de formação continuada para acadêmicos e graduados em Educação Física e demais profissionais do Esporte. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de apresentar os principais resultados alcançados pelo LabGe|Ce, expressando, através de dados quantitativos, o que foi produzido até o presente momento. Deste modo, catalogamos as principais ações desenvolvidas pelo laboratório. Em sete meses de trabalho (julho de 2010 a fevereiro de 2011), o LabGe|CE atuou na capital cearense e duas cidades do interior. Ao todo foram realizados 6 palestras, 2 encontros, 2 workshops e 1 seminário. Cerca de 400 pessoas participaram dos eventos descritos acima. Entretanto, entende-se que, para um estado com 18 Instituições de Ensino Superior (IES) ofertando curso de Educação Física e o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF 5) com mais de 6.000 mil profissionais registrados, a participação deveria ter sido maior. Por isso, o projeto passa por uma reformulação, a fim de reanimar a participação de alguns e conquistar a adesão de outros.

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