Resumo

O dialogo estabelecido no texto tem com foco apresentar as contribuições de Lauro de Oliveira Lima, para a consolidação da Universidade Brasileira na década de 60 do século passado, elucidando a compreensão educacional delineada na universidade brasileira, a partir da perspectiva do intelectual. Sustenta em seus escritos que, o Ensino Superior, a formação universitária, deveria promover uma incessante interlocução entre os problemas adjacentes do cotidiano social e os saberes academicamente produzidos nos bancos escolares.

Referências

AZEVEDO, F A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos/ Editora da USP, 1971.

BENJAMIM. W. Obras Escolhidas: Magia e Técnica. São Paulo: Brasiliense: 1987.

CUNHA, L. A. A Universidade Temporã. 3. Ed. Unesp, 2007.

CHARLES, C., VERGER, J.. História das universidades . São Paulo: Editora da
Universidade Estadual Paulista. 1996

FÁVERO, M. L. A. Universidade e poder Rio de Janeiro: Achiamé.1980.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 5ª ed. Rio de Jane iro: José Olympio, 1967.

GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.

GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 1998

LACOMBE, A. J. A cultura jurídica. In: BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio
(org.). História Geral da Civilização Brasileira, tomo II, v. 3  O Brasil Monárquico
: reações e transações. São Paulo: Difusão Européia do Livro.1969.

LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget. 2. ed. São Paulo:
Summus, 1984. 140 p.

________ . A escola no futuro. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1974. 286 p.

________. A escola secundária moderna. 3ed. São Paulo: Fundo de Cultura, 1964. 383p.

________ . Estórias da educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1969. 363p.

________ . Mutações em educação segundo Mc Luhan. 8. ed., Petrópolis: Vozes, 1975. 64p.
________ .O ‘enfant sauvage’ de Illich numa sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes,
1975. 104p.
________ . O impasse na educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1969. 382p.
________ . Os mecanismos da liberdade: (macrossociologia). São Paulo: Polis, 1980. 376p.
________. Piaget para principiantes. 2. ed. São Paulo: Summus, 1980. 284 p.

SCHARTZMAN, S. Formação da Comunidade Científica no Brasil São Paulo e Rio de
Janeiro: Editora Nacional/ FINEP, et al. Tempos de Capanema . Rio de Janeiro: Paz e
Terra; São Paulo: EDUSP. 1984.

VILLALTA, L. C. O que se fala e o que se lê. In: MELLO E SOUZA, Laura de.
História da Vida Privada no Brasil , v. I. São Paulo: Companhia das Letras. 1997
 

Acessar