Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as vivências de lazer mais presentes em tempos de pandemia da Covid-19 e suas relações com os conceitos e as barreiras socioculturais do lazer. Considerando as políticas de quarentena e isolamento social, as vivências de lazer se restringiram ao espaço do lar, surgindo assim novas possibilidades ligadas ao ambiente virtual e também ao ambiente doméstico, como lives musicais, crescimento do uso de plataformas de streaming para filmes, séries, música, jogos, assim como atividades físicas, gastronômicas, jardinagem e roteiros turísticos virtuais. Embora encontradas vivências adaptadas ao espaço do lar, houve também a intensificação de barreiras socioculturais relativas ao nível econômico, grau de instrução, acesso a espaços e equipamentos de lazer, acesso à internet, entre outras. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica e documental em livros, artigos acadêmicos, publicações e conteúdo jornalísticos ligado a lazer, entretenimento, consumo e lazer doméstico, assim como de órgãos e instituições relacionados a lazer, cultura e turismo em conjunto com alguns levantamentos sobre o novo coronavírus. Como resultado está a existência de novas vivências de lazer e a transformação de algumas que até então eram desenvolvidas em ambientes externos à casa.

Referências

AGRELA, L.; CURY, M. E.; VITORIO, T. Na quarentena, o mundo virou uma live. Revista Exame. 2020. Disponível em: http://exame.com/revista-exame/o-mundo-e-uma-live/. Acesso em: 28 jul. 2020.

ARESTA, M; SALINGAROS, N. A importância do espaço doméstico em tempos de COVID-19. Arch Daily. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/939395/a-importancia-do-espaco-domestico-em-tempos-de-covid-19. Acesso em: 09 ago. 2020.

AVELLAR. Por trás da estratégia da maior live do mundo: Marília Mendonça. Disponível em http://news.bizmeet.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Os-bastidores-da-Maior-Live-do-Mundo.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

BOUÇAS, C. Audiência de TV é a maior em cinco anos. Valor Econômico. 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/03/audiencia-de-tv-e-a-maior-em-cinco-anos.ghtml. Acesso em: 28 jul. 2020.

BRASIL, Ministério da Saúde. 2020. Covid-19: Painel Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 20 abr. 2020.

CAPITANI, L. 15 museus ao redor do mundo sem sair de casa. Guia da Semana. 2020. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-para-conheceronline#:~:text=Museu%20do%20Vaticano%2C%20Tate%2C%20Louvre,e%20Metropolitan%20est%C3%A3o%20na%20lista.&text=Sabia%20que%20voc%C3%AA%20pode%20viajar,Metropolitan%20e%20at%C3%A9%20o%20MASP!. Acesso em: 15 jul. 2020.

CATRACA LIVRE. Faça um tour virtual pelos museus mais icônicos dos EUA. Catraca Virtual. 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/faca-um-tour-virtual-pelos-museus-mais-iconicos-dos-eua/. Acesso em: 25 jun. 2020.

DECLOEDT, C. Caixa já pagou 179 milhões em auxílio emergencial, diz Pedro Guimarães. UOL Notícias. Disponível https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/08/27/caixa-ja-pagou-r-179-bi-em-auxilio-emergencial-dizguimaraes.htm#:~:text=A%20Caixa%20Econ%C3%B4mica%20Federal%20j%C3%A1,presidente%20do%20banco%2C%20Pedro%20Guimar%C3%A3es. Acesso em: 28 ago. 2020.
O ESTADO DE SÃO PAULO. Spotify tem aumento de assinantes além do esperado durante a pandemia. Caderno Link. 2020. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,spotify-tem-aumento-de-assinantes-alem-do-esperado-durante-a-pandemia,70003287092. Acesso em: 27 jul. 2020.

DECODE, BTG Pactual. O Legado da Quarentena para o Consumo. Mai. 2020. Disponível em: https://lp.decode.buzz/legado-da-quarentena-consumo. Acesso em: 20 jun 2020.

FGV (Fundação Getúlio Vargas) – FGV Projetos. Relatório sobre os impactos econômicos da COVID-19 – Economia Criativa. 2020. Disponível em https://fgvprojetos.fgv.br/artigos/impactos-economicos-da-covid-19-economia-criativa-julho-2020. Acesso em: 09 ago. 2020.

FOIS-BRAGA, H.; BRUSADIN, L. B. Entre as solidões da casa e do mundo: recolhimentos e acolhimentos domésticos de si e dos outros em época de Covid-19. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, v. 8, n. 14, p. 44 - 54, 29 jun. 2020.

FURCERI, D. F.; LOUNGANI, P.; OSTRY, J. D. Como as pandemias deixam os pobres mais pobres. Fundo Monetário Internacional (FMI), 2020. Disponível em: https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/05/11/blog051120-how-pandemics-leave-the-poor-even-farther-behind#author1. Acesso em: 28 ago. 2020.

G1. De quarentena por novo coronavírus moradores de cidades da Itália cantam nas janelas. Globo.com. Mundo. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/13/de-quarentena-por-novo-coronavirus-moradores-de-cidades-da-italia-cantam-nas-janelas-veja-video.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2020.

GODOY, D. Netflix ganha 16 milhões de assinantes. no primeiro trimestre com covid-19. Revista Exame. 2020. Disponível em: https://exame.com/negocios/netflix-ganha-16-milhoes-de-assinantes-no-primeiro-trimestre-com-covid-19/. Acesso em: 20 jul. 2020.

HARARI, Y. N. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes a humanidade. Ebook: Breve Companhia, 2020. Disponível em: https://www.amazon.com.br/batalha-coronav%C3%ADrus-l%C3%ADderes-humanidade-Companhia-ebook/dp/B086H52P1N. Acesso em: 05 ago. 2020.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018: acesso a Internet e a Televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal – análise dos resultados, 2018. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?edicao=26737&t=downloads. Acesso em: 08 ago. 2020.

______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Covid-19 – julho 2020a. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d9eac24c56cd44240d7689600048ccd8.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Covid-19 – Indicadores de Trabalho, 2020b. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em: 28 ago. 2020.

JOHN HOPKINS UNIVERSITY (JHU CCA). COVID-19 Dashboard. 2020. Disponível em https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b4e9ecf6. Acesso em: 13 abr. 2020.

LORRAN, T. Seis em 10 brasileiros estão em home office. Jornal Metrópole. 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/seis-em-10-brasileiros-estao-em-home-office-registra-pesquisa. Acesso em: 09 ago. 2020.

LIPOVETSKY, G. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.

MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. 4. ed., Campinas: Autores Associados, 2006.

______. Política de Lazer: mercadores ou educadores? Os cínicos bobos da corte IN: MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas Públicas de Lazer. Campinas: Editora Alínea, 2008, p. 21-42.

MELO, A. Brasileiro compra mais eletrodomésticos na quarentena. Valor Investe. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2020/04/17/em-casa-brasileiro-compra-mais-eletrodomesticos.ghtml. Acesso em: 15 jul. 2020.

MERCADO E CONSUMO. Brinquedos e jogos registram alta no e-commerce durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/05/06/brinquedos-e-jogos-registram-alta-no-e-commerce-durante-a-pandemia/. Acesso em: 25 jun. 2020.

MOTOMURA, O. Reflexões OM (2) sobre como estamos vivendo hoje. Disponível em: https://amana-key.com.br/webinar-aberto-amana-key-mar-20/. Acesso em: 30 mar. 2020.

RENNE, M. 30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa. Melhores Destinos. 2020. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html. Acesso em: 27 jul. 2020.

RIBEIRO, C. Pandemia de Covid-19 aumenta interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana. Revista Globo Rural. 2020. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Colunas/Cassiano-Ribeiro/noticia/2020/06/pandemia-de-covid-19-aumenta-interesse-dos-brasileiros-em-jardinagem-e-horta-urbana.html. Acesso em: 28 jul. 2020.

RIBEIRO, F. Globoplay tem 2,5 vezes mais assinantes durante a pandemia do que em 2019. Canal Tech. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/globoplay-tem-25-vezes-mais-assinantes-durante-a-pandemia-do-que-em-2019-166725/. Acesso em: 27 jul. 2020.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SÃO PAULO, Governo do Estado – Secretaria de Turismo. Boletim de impactos do COVID-19 no Turismo, 2020a. Disponível em https://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=433. Acesso em: 09 ago. 2020.

______. SEADE. São Paulo contra o novo coronavírus. Boletim Completo. 2020b. Disponível em: https://www.seade.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 20 jul. 2020.

______, Governo do Estado, Secretaria de Turismo. Mutirão do Turismo. 2020c. Disponível em: https://mutiraodoturismo.com.br/. Acesso em: 09 ago. 2020.

______, Governo do Estado. Plano São Paulo. 2020d. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/. Acesso em: 27 jul. 2020.

SCHELLER, F. Consumo de vinhos sobe 72% no 2º. Trimestre e atinge máxima histórica na quarentena. O Estado de São Paulo. Caderno Economia & Negócios. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/fernando-scheller/consumo-de-vinhos-sobe-72-no-2o-trimestre-e-atinge-maxima-historica-na-quarentena/. Acesso em: 04 ago. 2020.

SEVERINO, J. A. Metodologia de Trabalho Científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

Acessar