Lazer e a Formação Cultural de Docentes Universitários nos Estados do Pará e Amapá
Por Gustavo Maneschy Montenegro (Autor), Hélder Ferreira Isayama (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 9, n 2, 2022.
Resumo
O estudo mapeia as práticas culturais mais recorrentes dos professores universitários do campo do lazer e retrata se os mesmos produzem maneiras de ensinar lazer, a partir das experiências culturais que vivenciam. Foram realizadas entrevistas com 11 professores que lecionam no Pará e Amapá. Identificamos uso predominante do espaço doméstico para a realização de atividades culturais. Fora do espaço residencial, as atividades mais recorrentes são aquelas ligadas ao eixo lazer e meio ambiente. Todos os docentes demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das próprias experiências culturais. Diante disso, nos parece fundamental a edificação de processos formativos no lazer que o situem como um campo cultural, capaz de dialogar com a diversidade de saberes, de identidades culturais, de realidades e de experiências de vida.