Resumo

Os objetivos da pesquisa são: 1) construir, descrever e analisar oficinas-aulas de Educação Física de brincadeiras e de construção de brinquedos e 2) identificar e analisar os significados do brincar e da construção de brinquedos para alunos do ensino fundamental de uma escola pública de São José do Rio Preto- SP, a partir de oficinas-aulas. Os alunos, ao serem incentivados ao consumo de produtos que incluem os brinquedos, os jogos, a tecnologia, podem não ter a oportunidade de refletir sobre os mesmos, assim como, criar novas maneiras de brincar. Neste trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, sendo feita uma aproximação com a pesquisa de tipo participante, que envolveu conhecimentos sobre o brincar e sobre a construção de brinquedos em seis oficinas-aulas de Educação Física, caracterizando este trabalho como qualitativo. As técnicas utilizadas na pesquisa de campo foram a observação participante e o diário de campo. Os participantes da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental I. Identificamos pontos relevantes durante as seis oficinas-aulas realizadas: a oportunidade que os alunos tiveram de brincar com brinquedos feitos com material alternativo, o reconhecimento da cultura do próximo durante a realização das oficinas-aulas, a valorização das diferenças culturais e o conhecimento do lazer em sentido amplo no tempo disponível e seus conteúdos. Consideramos também, como principais resultados deste estudo, que os alunos gostaram de brincar, pelo fato de serem brinquedos construídos com materiais recicláveis, pela construção dos mesmos ter sido feita pelos próprios alunos e pela possibilidade de várias brincadeiras serem realizadas com os brinquedos construídos. Os alunos afirmaram terem se divertido, foram protagonistas das suas ações na construção de brinquedos com material reciclável, ou seja, tiveram acesso a um conhecimento novo, manifestando compreensão pelo recurso diferente utilizado nas situações vivenciadas. A construção de brinquedos com material alternativo fundamentada na Educação Física plural e na educação para o lazer viabilizou aos sujeitos o acesso a uma variedade de brincadeiras, incentivando a fantasia e a imaginação nas vivências do brincar. Espera-se, com este trabalho, ter contribuído para a revisão das aulas de Educação Física, de modo que possam ser mais interessantes, com o predomínio do lúdico e que os alunos possam aprender a construir brinquedos e descobrir novas formas de brincar.

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