Lazer e Educação Física: Um Estudo da Construção e Apropriação de Saberes e Práticas a Partir da Experiência Esportiva na Infância
Por Amanda Tadeu de Almeida Matos (Autor).
Resumo
Este trabalho versa sobre saberes e práticas construídos e apropriados pelas crianças em suas vivências corporais nas aulas de Educação Física e no lazer. Resulta de questionamentos elaborados ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, nas investigações e intervenções da Educação Física na escola, em especial, para as crianças e no envolvimento com os estudos relativos ao lazer. A pesquisa tem como eixos norteadores estudos que compreendem o lazer e a Educação Física como tempos e espaços de formação humana, apropriação e produção de cultura. O estudo fez-se a partir da realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram investigadas vivências esportivas de um grupo de crianças, especificamente em suas aulas de Educação Física e em um tempo/espaço de lazer determinado. A investigação deu-se por meio da realização de observação participante e de entrevistas semi-estruturadas.