Resumo

INTRODUÇÃO 
Se percebe, nos dias atuais, frequentes noticiários envolvendo política, políticas públicas e, dentre outras infinitas possibilidades de intervenção no meio social em que vivemos. Diante disso, diversos debates, também, na sociedade brasileira trazem a perspectiva do lazer como uma possibilidade fundamental a todo ser humano. O lazer e o trabalho são temáticas cotidianas que estão entrelaçadas, e que, segundo Marcellino (1992), necessitam de ampla atenção e devem ser observados com foco para o entendimento do comportamento humano, em sua totalidade. Além disso, Macedo (1979), entendo o lazer como elemento da cultura e o conceitua como: “conjunto de modos de fazer, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve” (p.35).
A presente pesquisa justifica-se que, com resultados obtidos servirão de subsídios para que os gestores públicos possam ter parâmetros concretos para desenvolver projetos na área de lazer e esporte, especialmente no conteúdo do lazer físico.

OBJETIVO
O objetivo geral da pesquisa é avaliar os espaços públicos de esporte e lazer do município de Muzambinho/MG.

METODOLOGIA
Este estudo é de cunho qualitativo que, segundo Minayo (1994, p.22), trabalha com o “[...] universo de significados, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”.
Na primeira parte da metodologia foi enviado um ofício à Secretaria de Esporte e Lazer (SELC), da cidade de Muzambinho/MG, para um levantamento dos espaços públicos de lazer e esporte.
Após isso sido feito, enviamos novos ofícios para a Prefeitura Municipal de Muzambinho/MG com destino ao prefeito, solicitando os gastos públicos sobre cada espaço de esporte e lazer da Prefeitura Municipal nos últimos dois anos, uma previsão de gastos para o ano de 2015, detalhar os gastos de forma separada e indicar a justificativa dos gastos, com o interesse de saber se há atividades desenvolvidas nos locais, quais os horários e se existe algum profissional da área presente.
RESULTADO
Após as respostas dos ofícios, pode-se observar 16 espaços para lazer esportivo na cidade de Muzambinho/MG e, após a observação in loco do pesquisador sobre cada espaço, não há manutenção dos mesmos. Apenas dois dos espaços relacionados têm atividades desenvolvidas pela prefeitura, não especifica a participação do profissional de educação física nas atividades desenvolvidas e, também, não descreve os gastos para manutenção dos mesmos.
CONCLUSÃO
Após o desenvolvimento da presente pesquisa, podemos analisar a quantidade de espaços públicos de lazer e esporte na cidade de Muzambinho/MG e a precariedade dos mesmos que, em algumas situações, os espaços se encontram em estado de abandono e sem nenhum tipo de reforma ou restauração.
Sendo assim, fica nítido que não é uma prioridade da Prefeitura local os investimentos e manutenção dos mesmos, quando se observa as demais respostas. Espera-se que novos trabalhos sejam desenvolvidos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de programas de esporte e lazer no município de Muzambinho/MG

Acessar