Resumo

Os profissionais de Educação Física, por vezes, são demandados para a atuação na gestão de projetos sociais de esportes e lazer, o que resulta no aparecimento de uma diversidade de funções que se pode assumir, desde a administração até a organização e a execução de atividades. Isso sugere aumento das exigências no que diz respeito à formação de recursos humanos para atuar nos vários locais, com pessoas e grupos diferenciados. Questões relativas a gestão social, principalmente no que se refere ao desenvolvimentos de ações de lazer deveriam integrar, de forma sistematizada, os currículos de formação profissional em Educação Física. Assim o presente projeto tem como objetivo analisar a percepção dos docentes sobre a gestão social, como integrante dos currículos, para a formação dos profissionais de Educação Física (Bacharelado/Licenciatura) da região metropolitana de Belo Horizonte. Para tal propõe-se identificar disciplinas curriculares obrigatórias e não-obrigatórias relacionadas à gestão social, analisar a ementa das disciplinas, os referenciais bibliográficos que as sustentam e o discurso dos professores sobre o ensino da temática gestão social nos curso de graduação em Educação Física. A pesquisa será realizada nas instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, totalizando 11 cursos de Educação Física. Este projeto caracteriza-se pela combinação das pesquisas bibliográfica, documental através da grade curricular e ementas dos cursos, e de entrevista semiestruturada com os professores responsáveis pelas disciplinas. Considerando a escassez de estudos sobre o tema formação profissional para a atuação na gestão social do esporte e do lazer, o estudo tem a pretensão de contribuir para a discussão sobre os currículos dos cursos de graduação em Educação Física

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