Resumo

A pesquisa objetiva compreender as danceterias como uma forma de vivência de lazer da juventude universitária anteriormente ao fenômeno ocorrido na Boate KISS. O estudo se caracteriza como uma análise documental da mídia jornalística Diário de Santa Maria. Para análise das mensagens utilizou-se da Análise de Conteúdo. Frente a precarização do lazer público da cidade as danceterias consolidaram-se como um dos principais espaços de lazer da juventude universitária e, consequentemente, constituem parte da economia de Santa Maria. A análise das matérias da mídia impressa Diário de Santa Maria contribuíram para inferir sobre a relação direta entre juventude, danceteria, superlotação e consumo de bebidas alcoólicas. As imbricações entre juventude universitária e lazer mercadoria é uma realidade, no entanto, os empreendimentos de lazer não podem ser entendidos somente pelo viés do negócio, mas articulador do encontro e da fruição. Realizar a crítica ao lazer mercadoria não é negar o seu usufruto, mas instigar a tomada de consciência da alienação e do estranhamento imposto por este, e da luta a ser travada no âmbito da política para a consolidação do lazer público e de qualidade, como direito social e expressão de liberdade.

Referências

Andrade, F.R.B., e Pachêco, T.N.P. (2016). “Cabelo ao Vento, Gente Jovem Reunida”: Um Diálogo entre o Lazer e as Juventudes na Cidade de Fortaleza-CE. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 19(4), 138-179. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1356

Antonelo, L. (26 de março, 2013). Receita Federal recolhe bebidas, Diário de Santa Maria, Geral, 9.

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