Lazer e Educação Ambiental: a Estratégia dos Jogos e Brincadeiras
Por Juliana de Paula Figueiredo (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor), Cristiane Naomi Kawaguti (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro (Autor).
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar a visão de estudantes universitários e professores participantes de um curso de jogos e brincadeiras de educação
ambiental sobre as contribuições do curso para a abordagem da temática, a utilização de atividades lúdicas para a disseminação de valores a respeito da educação ambiental e as estratégias
pedagógicas utilizadas para aplicação das atividades. O estudo contemplou união de pesquisa bibliográfica e exploratória. Foi utilizado como instrumento, um questionário contendo perguntas
abertas, aplicado a uma amostra intencional de 13 sujeitos. Os dados foram analisados descritivamente e indicaram que, no que se refere ao contexto lúdico associado às questões ambientais,
pode-se notar que esta fusão é permeada pela possibilidade de inúmeras contribuições no processo ensino-aprendizagem, tais como a facilitação da transmissão de valores e conhecimentos e maior interesse do público alvo. No que concerne às estratégias pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento das atividades, foram citadas a cooperação, a socialização e a interação dos participantes, entre outras. Todos os rofissionais avaliaram as atividades lúdicas positivamente, enfatizando a importância desses jogos e brincadeiras para a complementação de aspectos teóricos e maior consistência na assimilação do conteúdo, processo que facilita a construção de valores pró-ambientais em diferentes faixas etárias.