Lazer, Educação Física e Adolescência
Por Vagner Miranda da Conceição (Autor), Luciana Karine de Souza (Autor).
Em Licere v. 18, n 2, 2015. Da página 193 a 220
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de 18 adolescentes de uma escola pública de Ribeirão das Neves sobre lazer, educação física e da relação entre estas áreas. A fundamentação teórica teve como base a ciência interdisciplinar do desenvolvimento humano, os estudos do lazer e trabalhos empíricos sobre adolescência, educação física e lazer. A coleta de dados envolveu entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, grupo focal com nove dos 18 estudantes. As respostas foram analisadas e geraram categorias temáticas semelhantes em sentido. O lazer para estes escolares é fazer o que gosta, diversão e liberdade. Críticas e anseios acerca da educação física foram referenciados, assim como a associação desta disciplina com atividade física. A relação lazer e educação física se dá pela diversão, fazer o que gosta e esportes/jogos. A vivência do lazer na escola pode promover o desenvolvimento do adolescente.