Resumo
Esta dissertação teve como objeto de estudo a percepção de adolescentes, alunos da 2ª. série do ensino médio, de uma escola pública estadual de Ribeirão das Neves (MG), sobre lazer, educação física e da relação entre estas áreas. A fundamentação teórica e empírica teve como base a Ciência Interdisciplinar do Desenvolvimento Humano, os Estudos do Lazer e trabalhos na área da adolescência, em diálogo com a pesquisa de campo. A coleta de dados envolveu 18 adolescentes, que responderam a uma entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, 9 dos 18 escolares participaram de um grupo focal. As respostas dos adolescentes à entrevista e ao grupo focal foram gravadas e transcritas, e posteriormente analisadas qualitativa e quantitativamente, tendo como base a Análise de Conteúdo. Foram criadas categorias de respostas formadas por unidades temáticas semelhantes, com cálculo de frequências das respostas dos adolescentes. Os adolescentes relataram o lazer como o momento para a busca e vivência do prazer e de um estado de satisfação pessoal, no qual podem fazer o que gostam. A diversão/distração também foi associada ao lazer pelos adolescentes pelo fato deste momento se configurar como uma possibilidade de desvio das obrigações cotidianas. O lazer ainda foi associado ao momento de liberdade de escolha para a satisfação de um interesse. A compreensão da disciplina educação física se fundamentou em dois pontos: o primeiro em críticas relacionadas à aula de educação física que possuem, em especial à falta de autoridade do(a) professor e à falta de atenção da escola e do governo para com esta disciplina; o segundo relacionando esta disciplina à prática de atividades físicas com o objetivo de manutenção e promoção da saúde, preocupação com a imagem corporal e como forma de movimento capaz de reanimar e repor as energias dos alunos. Para os adolescentes a educação física é o momento de lazer na escola, pois promove a comunhão entre colegas; proporciona prazer e satisfação pessoal; é uma disciplina diferente das demais, considerando seus conteúdos e os espaços de sua vivência; rompe com a rotina de sala de aula; e proporciona práticas que não separam os alunos por sexo. O entendimento dos adolescentes, quando relacionado à literatura conceitual do lazer, apontou o lazer dentro da escola como sendo um semilazer, pois é um momento de obrigação que também proporciona prazer. Nesse caminho, entende-se como possível a vivência do lazer dentro da escola, em especial proporcionado pela educação física escolar, que para além de práticas divertidas pode promover o desenvolvimento dos sujeitos e orienta-los à hábitos saudáveis não somente de lazer, mas de vida.