Resumo

A preocupação central que estimulou o conjunto das reflexões contidas neste trabalho, consiste na tentativa de apresentar novos subsídios que busquem nos orientar na elaboração de uma proposta de intervenção no campo do lazer com grupos e/ou movimentos sociais. Desta maneira, aproximando-se da problemática inerente à complexa realidade das crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil, procuramos aprofundar estudos sobre o lazer e a relação que este guarda com a educação popular, interrogando o problema de como responder à necessidade de se desenvolver programas, propostas e novas políticas de lazer com e para este grupo. Como objetivos procuramos: fornecer possíveis contribuições ao debate acerca da problemática do lazer em suas inter-relações com a educação; apresentar novos elementos de ordem teórico-metodológica para a construção de propostas de intervenção no campo do lazer com grupos e movimentos sociais; compreender e explicar com maior profundidade a realidade das crianças e adolescentes em situação de risco; apresentar, avaliar e qualificar o Projeto Agente, intervenção no campo do lazer com crianças e adolescentes em situação de risco, desenvolvida na cidade de Goiânia. Quanto ao referencial metodológico, foram utilizadas a pesquisa teórica, onde nos dedicamos a formular novos quadros de referência para os "Estudos do Lazer" e a pesquisa metodológica, onde foram indagados possíveis instrumentos de intervenção, a partir de interrogações dirigi das ao processo de construção de técnicas de tratamento da realidade, com base na discussão de um modelo de abordagem teórico-prático. Desta maneira, na etapa primeira deste trabalho, utilizamos como recurso o diálogo com as principais referências e concepções inerentes ao objeto de nossa investigação, o que nos possibilitou uma aproximação inicial ao tema. Vencido este momento, iniciamos o estudo referente à experiência / intervenção do Projeto Agente.

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