Lazer, Infância e o Brincar na escola
Por Marcília de Sousa Silva (Autor), Ana Carolina da Cruz Alves (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Ao longo da vida cotidiana e, principalmente, das reformulações das políticas educacionais, é percebido uma inserção cada vez mais precoce das crianças em ambientes institucionalizados e escolarizados. O reconhecimento da criança enquanto um sujeito diferente do adulto, devido as características físicas, experiência de vida, interesses, necessidades e comportamentos, não é algo natural. A visão que temos da criança, atualmente, é fruto de uma longa construção histórica que demarcou um lugar social a ser ocupado por elas. Esse estudo objetiva diagnosticar as brincadeiras que acontecem no universo escolar e compreender a constituição da cultura infantil considerando as formas de interação das crianças com o brincar. A metodologia é a observação participante, caracterizada pela imersão no ambiente escolar para a compreensão de suas formas de organização de tempos e espaços para o brincar. E os dados produzidos registrados no caderno de campo foram analisados por meio da análise de conteúdo, na qual os núcleos de sentido permitem abordar uma grande diversidade de objetos de investigação: atitudes, valores, representações, mentalidades, ideologias. Nos últimos anos, estudos no campo da sociologia da infância contribuíram para a compreensão das crianças como sujeitos dotados de pensamento reflexivo, crítico e com capacidade de realização de ações como prova de si mesmo e do que são como seres inteligentes e socialmente competentes. Assim, consideramos que as relações estabelecidas pelas crianças com seus pares são responsáveis pelas construções das identidades culturais. As crianças atribuem às atividades um sentido de prazer na execução da ação, que não está na objetividade dos resultados dos adultos. As crianças precisam experimentar formas de brincar e indagar os seus significados. Ao fazer essa ação, a criança transforma a brincadeira e o brinquedo em ação simbólica, bem como constroem um sentido próprio da realidade que vem do prazer de brincar com os objetos e com os outros. Na escola é preciso entender que o brincar ocorre em diálogo com o mundo adulto que estabelece regulamentos na instituição. O processo de formação da cultura infantil é melhor estabelecido pelo aprendizado do que pelo ensino da cultura. E nesse contexto, é importante considerar que a constituição do universo infantil ocorre na relação com a cultura adulta. Por meio da relação com seu grupo social, a criança aprende valores, comportamentos e também as produções adultas voltadas para as crianças. Enfim, a escola tem uma função importante na efetivação da garantia ao direito ao lazer. A dinâmica escolar se constitui como um dos locais de produção e convivência de saberes, de cultura e de práticas de lazer que articulam e (re)desenham a vida e a sociedade.