Resumo

cada vez mais as pessoas se interessam pelo fenômeno do envelhecimento. A indústria do entretenimento encontrou nele um grande segmento de mercado. Pacotes turísticos promocionais, cursos de recreação, entre outros produtos específicos para esta faixa etária, têm surgido. O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o discurso midiático sobre lazer/atividade física (AF) na 3ª idade e as representações expressas por idosos participantes de programas de ginástica para a 3ª idade. Ele se caracteriza como um estudo de recepção, cujo grupo amostral foi constituído por freqüentadores do programa de AF para 3ª idades do Centro de Desportos/UFSC, com quem foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os idosos percebem a presença do discurso da mídia a favor da AF e o consideram positivo. Observou-se ainda que a televisão deixou de ser apenas um veiculo de comunicação e de entretenimento no tempo livre para se tornar parceira fundamental no cotidiano destas pessoas. Palavras-chave: lazer, mídia, terceira idade

Acessar