Lazer na Universidade Espaços e Equipamentos Possíveis?
Por Gabriela Resende Cardoso (Autor), Sabrina Monique Bora de Andrade (Autor), Karine do Rocio Vieira dos Santos (Autor), Amanda Correia dos Santos (Autor), Simone Rechia (Autor).
Resumo
Referências
BARBOSA, Talita Prado; SILVA, Odair Vieira da. Origens e Significados do Lazer. Revista Científica Eletrônica de Turismo. São Paulo, n. 14, jan. 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html. Acesso em: 26 fev. 2020.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 3. ed. Petrópolis - RJ Editora Vozes, 1998.
CURITIBA. Universidade Federal do Paraná. Equipe de Divulgação (Ed.). Homepage oficial. 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/pg/UFPRoficial/about/?ref=page_internal. Acesso em: 03 ago. 2018a.
______. Universidade Federal do Paraná. Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Org.). AGENDA - ATIVIDADES DA PROEC. 2018. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/links/agenda/agenda.html. Acesso em: 04 ago. 2018b.
DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo, SP: SESC, 1980.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Christianne Luce; MELO, Victor Andrade de. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p.23-44, jan. 2003.
______. Lazer - concepções. In: GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 119-125.
______.; ELIZALDE, Rodrigo. Análise teórico-conceitual do lazer e da recreação na América Latina. In: GOMES, Christianne Luce; ELIZALDE, Rodrigo. Horizontes latino-americanos do Lazer. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 63-86.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PARANÁ. Universidade Federal do Paraná. RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016. Pró-reitoria de Orçamento, Planejamento e Finanças da Universidade Federal do Paraná (PROPLAN/UFPR). Disponível em: http://www.proplan.ufpr.br/portal/rel_atv/relatorio_de_atividades_2016.pdf. Acesso em: 03 mar. 2018.
RECHIA, Simone. Atividades Físicas e Esportivas e as Cidades. In: Brasília. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. (Org.). Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas: Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil - 2017.
RIBEIRO, Gabriela Machado; MARIN, Elizara Carolina. Universidades Públicas e as Políticas de Esporte e Lazer. Licere, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, 2012.
SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo virtual: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v.2, n. 6, 2003, p.23-31.
As instituições formativas brasileiras, desde o nível básico ao superior, devem assegurar aos seus educandos a garantia dos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988. Dentre eles o direito ao lazer, inclusive na universidade. Objetiva-se, nesta pesquisa (1) Identificar espaços, equipamentos e atividades de lazer proporcionados a estudantes da Universidade Federal do Paraná em Campus específicos; (2) Descrever o uso nesses espaços; (3) Verificar o acesso da comunidade acadêmica à divulgação das atividades e eventos culturais de lazer proporcionados pela Universidade. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo exploratória. Para obtenção dos dados foi realizada a aplicação de um protocolo de observação de espaços e equipamentos, além de registros fotográficos, caderno de campo e questionários. Constatou-se que o cenário apresentado pelos espaços e equipamentos pouco oportunizam vivências no âmbito do lazer. No entanto, por se tratar de uma das dimensões da vida humana, os sujeitos acabam por ressignificar tais espaços para que possam usufruir deles em seus tempos livres em meio ao cotidiano acadêmico.