Lazer no Contexto da Formação Inicial em Educação Física
Por Marla Maria Moraes Moura (Autor), Jadnna Sousa Nunes (Autor), Amanda Raquel Rodrigues Pessoa (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 7, n 2, 2020.
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como um curso de Licenciatura em Educação Física tem abordado o lazer na formação de professores. O referencial teórico que fundamenta esta investigação está pautado em autores como Marcellino (2007), Gomes (1998, 2004), Isayama (2002, 2010), dentre outros. A pesquisa é de campo e orientada na abordagem qualitativa, tendo por sujeitos os professores que atuam no referido curso. Como instrumento de coleta de dados tem-se as entrevistas semiestruturadas e os dados analisados a partir do método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados apontam que a percepção do lazer no currículo pelos docentes é a de que existem disciplinas específicas que tratam do assunto, logo, o lazer está contemplado, no entanto, não há ainda a devida valorização deste conhecimento. E ainda que há dificuldade de estabelecer a relação entre lazer e educação, o que dificulta a sua aplicação no interior da escola. Conclui-se que a discussão formativa do lazer não deve ser restrita as disciplinas específicas dessa área, mas precisa permear os demais conhecimentos que constituem o currículo possibilitando uma sólida formação e atuação docente.