Resumo
Embora seja uma atividade realizada no país, desde meados da década de 40, contando atualmente com dezenas de instituições e os mais variados tipos de trabalhos, os acampamentos de férias, enquanto um espaço específico de lazer, não têm sido motivo de interesse por parte dos estudiosos da área, carecendo de uma melhor reflexão e discussão em tomo do trabalho desenvolvido. Procurando colaborar para suprir esta deficiência, o objetivo deste estudo foi verificar como se processa a atuação dos profissionais de lazer nestes espaços e suas possíveis implicações no lazer das crianças e adolescentes participantes. O trabalho é resultado da combinação entre pesquisa bibliográfica, documental e empírica, tendo sido utilizadas como principais técnicas de coleta de dados, a observação participante e a entrevista estruturada. Procurou-se cotejar, através de estudos comparativos entre dois acampamentos, escolhidos com base em critérios de amostragem não probabilístico, intencional, por representatividade e acessibilidade, o discurso e a ação encontrados nos dois espaços. Através da análise do material coletado foi possível perceber a defasagem entre o discurso e a ação em apenas um dos acampamentos. Embora os locais possuam uma grande experiência acumulada com o passar dos anos e que deve ser valorizada, percebeu-se a ausência de conhecimento da Teoria do Lazer, como embasamento da ação dos profissionais. Esta ausência acaba por descaracterizar o espaço enquanto equipamento de lazer, privilegiando o direcionamento, a imposição, a interferência nas atividades, ao contrário da possibilidade de escolha, da participação nas decisões, na ludicidade das atividades, como forma de preparar o participante para as exigências encontradas na sociedade. A necessidade do estabelecimento de uma política de atuação é fundamental como ponto de sustentação de uma ação específica na área do lazer, para que não se estabeleçam os equívocos verificados nos locais pesquisados, com reflexos negativos para o lazer dos participantes, entendido de maneira ampla, e assim considerando não apenas o descanso e o divertimento, mas também as possibilidades de desenvolvimento pessoal e social.