Resumo

Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses. A partir da pesquisa de campo com questionários, entrevistas e observação nãoparticipante foi apresentada a composição das representações sociais das entidades pesquisadas. Frente às discussões desenvolvidas constatou-se que apesar dos clubes influenciarem na constituição de diferentes estilos de vida dos seus freqüentadores, ele não se estabelece enquanto um produtor de representações sociais. Apesar da relação dinâmica entre usuários-dirigentesfuncionários, os significados atribuídos às práticas dentro desses equipamentos são reproduções de valores da sociedade na qual está inserido. 

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