Lazer para pessoas com deficiência: percepções de estudantes de graduação em educação física
Por Marina Brasiliano Salerno (Autor), Dirceu Santos Silva (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O lazer é um direito constitucional dos cidadãos brasileiros. As pessoas com deficiência constituem um grupo que pode encontrar barreiras arquitetônicas e atitudinais no acesso ao lazer, por isso é relevante estudar a compreensão deste tema. A presente pesquisa investigou como estudantes de educação física de instituições públicas do estado de São Paulo entendem o lazer para pessoas com deficiência. Foi utilizado um design qualitativo. Uma amostra de 322 estudantes de graduação cursando o último ano, de 9 campi de universidades do estado de São Paulo, respondeu a um questionário semiestruturado. A análise dos dados foi realizada no software Iramuteq, utilizando o método Reinert para análise dos clusters do corpus. Os resultados mostraram que a compreensão dos estudantes sobre lazer para pessoas com deficiência se sobrepõe às definições convencionais utilizadas na literatura científica no contexto brasileiro. Concluindo, entendem: (1) o lazer é igual para pessoas com e sem deficiência; (2) o lazer é uma possibilidade para pessoas com deficiência; (3) lazer é prazer; (4) atividades que podem ser entendidas como lazer; (5) os espaços precisam ser adaptados para receber adequadamente as pessoas com deficiência.