Resumo

O lazer é um direito constitucional dos cidadãos brasileiros. As pessoas com deficiência constituem um grupo que pode encontrar barreiras arquitetônicas e atitudinais no acesso ao lazer, por isso é relevante estudar a compreensão deste tema. A presente pesquisa investigou como estudantes de educação física de instituições públicas do estado de São Paulo entendem o lazer para pessoas com deficiência. Foi utilizado um design qualitativo. Uma amostra de 322 estudantes de graduação cursando o último ano, de 9 campi de universidades do estado de São Paulo, respondeu a um questionário semiestruturado. A análise dos dados foi realizada no software Iramuteq, utilizando o método Reinert para análise dos clusters do corpus. Os resultados mostraram que a compreensão dos estudantes sobre lazer para pessoas com deficiência se sobrepõe às definições convencionais utilizadas na literatura científica no contexto brasileiro. Concluindo, entendem: (1) o lazer é igual para pessoas com e sem deficiência; (2) o lazer é uma possibilidade para pessoas com deficiência; (3) lazer é prazer; (4) atividades que podem ser entendidas como lazer; (5) os espaços precisam ser adaptados para receber adequadamente as pessoas com deficiência.

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