Resumo

O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa ”Universidade, Docência e Formação de Professores”, e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação Física. Atualmente é grande o interesse sobre a temática lazer e recreação, principalmente nos cursos de Educação Física. Apesar desses estudos vislumbrarem o lazer e a recreação como possibilidades abrangentes na formação de um novo cidadão, notamos que os conteúdos difundidos nesses cursos se restringem a um único campo de interesse do lazer, o físico-esportivo, desconhecendo a diversidade cultural dos conteúdos que permeiam essa temática. A possibilidade de se estabelecer ações multidisciplinares sobre o lazer e a recreação se perdem com isso. Este estudo está fundamentado na concepção de lazer e recreação na visão de estudiosos da sociologia do lazer, como Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck, e, em especial, Nélson Carvalho Marcellino, autor de inúmeras obras sobre o tema, e que tem contribuído muito para uma visão mais humanística e educativa do lazer. Fixamos como perspectiva metodológica deste estudo a investigação qualitativa, reconhecendo que pelos objetivos esta vertente nos levará a uma melhor contemplação dos dados. A análise desses dados nos mostra que as concepções de lazer e recreação dos alunos de graduação ainda são difusas, acríticas e poucos consistentes.

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