Lazer/recreação e Formação Profissional
Por Suelly Therezinha Santos Moreno (Autor), Nelson Carvalho Marcellino (Autor).
Em Licere v. 9, n 1, 2006. Da página 108 a 134
Resumo
Nosso objetivo com o desenvolvimento deste artigo é verificar qual o grau de entendimento que o aluno ingressante nos cursos de Graduação em Educação Física, possui sobre as questões referentes a Lazer/Recreação, e quais seriam as modificações ocorridas durante o curso, com relação a essas concepções, comparativamente ao ingresso, ao seu final, e quando atuando no mercado de trabalho. Para poder contextualizar estas questões, tivemos que buscar, também, o entendimento da situação dominante na literatura disponível na área, sobre o assunto, e como ele é compreendido pelas Instituições formadoras e empregadoras. Para o primeiro caso, empreendemos uma pesquisa de campo; para o segundo, usamos a bibliográfica, e para o terceiro, a documental. O entendimento que o aluno ingressante tem da área é o do senso comum, com algumas especificidades da realidade da sua urbe (atividades efetivamente realizadas, limitação de entendimento, etc.), e não são verificadas alterações significativas comparativamente aos concluintes. Quanto aos profissionais, o entendimento permanece limitado, ainda que mais articulado, e sem a percepção da possibilidade de "desenvolvimento" do Lazer/Recreação.