Lazer, Tempo Livre e Inclusão Social: a Perspectiva das Famílias de Alunos com Deficiência da Cidade de Catalão-go
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar como o lazer se faz presente, no tempo livre dos alunos com deficiência que frequentam o Centro de Atendimento Educacional Especializado Santa Clara/ Associação Pestalozzi (CAEESC), da cidade de Catalão-GO, de acordo com o depoimento de suas famílias e/ou responsáveis. Especificamente, buscou-se: a) verificar, a partir do depoimento da família e/ou responsáveis pelos alunos com deficiência como têm sido vivenciadas atividades de lazer, no tempo livre; b) identificar o entendimento de lazer da família e/ou responsáveis; c) detectar as atividades de lazer praticadas pelos alunos com deficiência; d) identificar os espaços e oportunidades para a prática de atividades de lazer pelos alunos com deficiência; e) identificar e discutir o papel da família na participação dos alunos com deficiência em atividades de lazer no tempo livre; f) verificar a existência ou não de dificuldades para a prática de atividades de lazer pelos alunos com deficiência. Desenvolveu-se uma pesquisa social de abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foram aplicados sessenta questionários às famílias e/ou responsáveis dos quais se obteve o retorno de 22. Conclui-se que o lazer não se faz presente na vida das pessoas com deficiência do CAEESC, pois o grupo de pessoas investigado possui suas atividades diárias restritas ao ambiente escolar e familiar. Constatou-se, ainda, que em decorrência da falta de tempo das famílias e/ou responsáveis, pelo a ausência de transporte e a inacessibilidade em alguns locais, as PD acabam no processo de exclusão, ou seja, não mantêm convivência com o meio social, se prendendo as atividades familiares e escolares. No entanto, não só as PD que estão nessa lacuna de inclusão social, sua família também está incluída, pois é direito de todo e qualquer cidadão se inserir na sociedade e usufruir da educação, lazer, esporte, cultura. As famílias e/ou responsáveis demonstraram conhecimentos sobre a importância do lazer para as PD, sabem que o lazer proporciona alegria, diversão, a calma, entretanto, os fatores que os impedem de vivenciar o lazer, além do aspecto financeiro, é a falta de companhia para a prática do lazer, pois com a carga de serviço da família, não resta tempo para que estas façam companhia para seus (as) filhos (as) e outro motivo que limita a participação dessas pessoas com o meio social é o preconceito da sociedade.