Resumo

Quando tratamos da educação física e sua proximidade com o paradigma da aptidão física COLETIVO DE AUTORES, 1992), parece que estamos falando de uma relação característica do passado. já ultrapassada para os dias atuais. No entanto, se prestarmos atenção na nossa realidade, poderemos identificar fortes indicativos dessa retação presentes em novos projetos envolvendo a educação física. 
Entendemos que a educação física só é consolidada na medida em que se legitima como um ato pedagógico. ou seja, por ter primordialmente um caráter educacional. Assim, faz-se premente que esta seja concretizada no âmbito escolar (BRACHT. 98). Percebemos, no entanto, que existem algumas iniciativas de descaracterização da educação física como prática pedagógica. 
Uma dessas iniciativas é a tentativa de a uma prática de atividade física com fins desportivos, fazendo com que a escola reduza seus conteúdos somente ao esporte (estando este entendido enquanto esporte de rendimento), tendo como seu objetivo a detecção de talentos dentro da escola, 

Arquivo