Legados das Paralimpíadas Escolares Para o Esporte Paralímpico no Brasil
Por Giandra Anceski Bataglion (Autor), Janice Zarpellon Mazo (Autor).
Em E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados, n 12, 2019.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar como se constituiu a participação do Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares no período de 2010 a 2018 e suas ressonâncias para o esporte paralímpico escolar no estado. Para tanto, foram coletadas informações em documentos oficiais e em mídias digitais que veicularam notícias sobre o tema. A análise documental das informações coletadas evidenciou que em 2010 o estado enfrentou dificuldades para participar da competição, tendo em vista a carência de ações no âmbito do esporte voltadas aos estudantes com deficiência. Contudo, a partir do ano seguinte, em 2011, iniciativas governamentais foram implementadas. As ações parecem ter contribuído na promoção de tais práticas nas escolas, associações e clubes esportivos do estado, produzindo um gradual incremento do desempenho nas Paralimpíadas Escolares, com destaque para a edição de 2018.