Legados de Megaeventos Esportivos: Considerações a Partir de Uma Perspectiva Crítica
Por Jay Coakley (Autor), Doralice Lange de Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 29, n 4, 2015. Da página 675 a 686
Resumo
Um dos principais argumentos em prol da realização de megaeventos esportivos é que os mesmos geram desenvolvimento econômico, social, político e esportivo para as cidades/países sede. O objetivo deste trabalho é o de fazer alguns apontamentos sobre a noção de desenvolvimento em pauta, tomando como base autores que vêm discutindo a temática. Constatamos que o tipo de desenvolvimento facilitado por estes eventos tem beneficiado prioritariamente agentes bem posicionados com acesso privilegiado à instâncias de decisão, em detrimento de um tipo de desenvolvimento que favoreça a população como um todo. A promoção de desenvolvimento em prol do bem comum só é possível na medida em que a decisão para se sediar, ou não, megaeventos esportivos, esteja alinhada com as metas de desenvolvimento de longo prazo das cidades e países sede. Esta decisão deve também ser condizente com a realidade sociocultural e com a capacidade de se fornecer a infraestrutura e os recursos os necessários para se hospedar o evento. A realização de megaeventos esportivos não produz resultados positivos automaticamente. Para que isto ocorra, faz-se necessário um planejamento minucioso. Por exemplo, ao se pensar a construção e estruturas esportivas para o evento e como elas serão utilizadas depois do mesmo deve se considerar questões tais como: Quem será responsável pela manutenção destas estruturas e que recursos serão disponibilizados para isto? Quem utilizará estas estruturas? Que tipo de suporte o púbico alvo necessita para que possa otimizar esta utilização? Tanto o processo de planejamento de legados bem como a execução e avaliação de ações para a construção dos mesmos devem envolver a participação da população que será diretamente afetada com a realização dos eventos.