Legislação Educacional Vigente e Organização do Trabalho Docente: Possibilidades e Contradições no Trato Curricular da Educação Física no Ifpa-belém
Por Afonso de Ligory Brandão Saife (Autor), Odivaldo Costa Ferreira (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 1, 2022.
Resumo
Este artigo trata da proposta do estudo de caso indicado para o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus-Belém, com aporte da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo aplicado entre a comunidade escolar (docentes, discentes, corpo técnico e responsáveis por estudantes) desta Instituição de ensino. O trabalho tem como objetivo analisar e assinalar as possibilidades e contradições surgidas na organização da atividade docente e seus reflexos, a partir das determinações definidas pelas Leis, normativas e deliberações vigentes relativas à educação profissional, científica e tecnológica para o ensino médio e as consequentes demandas adotadas para o ensino do componente curricular: Educação Física, ofertado nos IFs de todo o país. Aspira-se com este estudo levantar discussões e debates acerca do tema em exposição para a análise crítica com embasamento contextual e síntese das possibilidades e contradições emanadas por essa reformulação legal do ensino médio integrado para o referido componente curricular.