Resumo

A publicação da Lei 10.639/03 aconteceu em um contexto social e educacional de busca pela valorização das culturas afrodescendentes, em cenário histórico marcado pela invisibilidade destas mesmas, com uma participação essencial do movimento negro no Brasil. Para definirmos as lacunas encontradas na literatura, realizou-se uma busca de artigos e livros indexados no Google Acadêmico, Scielo e Scopus. Dentre os objetos que nos levaram a estudar este tema, podemos destacar a necessidade de compreender e identificar como as gestões dos cursos de educação física da cidade de São Gonçalo trabalham a Lei 10.639/03 na formação dos profissionais de educação física e sua possível relação com o conhecimento de causa dos formandos. A pesquisa se justifica buscando aprofundar os conhecimentos sobre a lei 10.639/03 e de sanar as carências de estudo nesta área. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com aplicação individual de questionários com perguntas fechadas para alunos do 8o período de bacharelado e 6°período de licenciatura e do 4° período de licenciatura e bacharelado, bem como, entrevistas abertas para membros do corpo docente. Os resultados indicam que tanto alunos como professores possuem baixo conhecimento sobre a Lei. Tal fato pode implicar em aumento do preconceito racial nos diferentes cenários em ou que os futuros professores de educação física venham a atuar, uma vez que por desconhecimento da Lei, os mesmos possam não estar preparados para debater, ainda, possam reproduzir situações estigmatizantes no seio da sociedade

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