Integra

Lei Fundamental - A coerência é um fenômeno local no tempo; ou: Dado um fenômeno f, existe sempre um intervalo de tempo t, finito, no qual f é incoerente.

1ª Lei - Em qualquer campo da atividade humana, o homem sempre fará aquilo que sabe, e não o que deve ser feito.

2ª Lei - Dado bom é aquele que existe.

3ª Lei - A respeitabilidade de um dado aumenta com o tempo a partir da data de sua obtenção.

4ª Lei - Importante não é aquilo que é feito, mas sim como é medido.

5ª Lei - Em sistemas complexos, não há diferenças significativas entre decisões baseadas no senso comum e aquelas baseadas em longos e intensivos estudos. Corolário: Um estudo de viabilidade deve ser desenvolvido observando a seguinte sequência de etapas: a. obtenção das conclusões; b. dimensionamento dos estudos para dar respeitabilidade às conclusões; c. realização dos estudos.

6ª Lei - A eficiência de uma empresa depende menos de quem é admitido, do que quem é demitido.

7ª Lei - A importância que um indivíduo atribui ao “status” associado ao cargo que ocupa é inversamente proporcional à sua competência para ocupá-lo.

8ª Lei - Se um modelo não se adapta à realidade, a realidade é sempre ignorada.

9ª Lei - (Lei perdida de Fang) A humanidade pode ser melhor entendida se dividirmos as pessoas em três classes: aqueles que pensam; aqueles que não pensam; aqueles que fariam melhor se não pensassem. Corolário: Você sempre é parte de uma minoria absoluta.

10ª Lei - Se uma situação está sendo explicada de várias maneiras, conta com maior probabilidade de ser verdadeira a explicação mais imbecil.

11ª Lei - A importância de um relatório é inversamente proporcional à qualidade de sua apresentação e ao número de páginas que contém.

12ª Lei - (Lei do 40-34-37) Se o tamanho de seu sapato for 40 mas você for obrigado a usar um tamanho 34 por algum tempo, um 37 vai lhe parecer muito confortável.

13ª Lei - Quando três soluções alternativas para um mesmo problema são apresentadas e uma delas pode ser caracterizada como intermediária, ela será adotada, independentemente de seu mérito. Corolário: Se você tem uma solução preferida, trate de caracterizá-la como intermediária, mesmo que precise inventar soluções alternativas para isso.

14ª Lei - (Lei do 80-20) Em qualquer projeto, 80% do esforço é gasto para implementar 20% do trabalho inicialmente proposto; o restante é dedicado ao relatório.

15ª Lei - Independentemente do prazo para a realização de um projeto, 90% do trabalho será realizado somente quando não mais houver a mínima possibilidade de fazê-lo de forma adequada.

16ª Lei - Quando numa reunião alguém apresenta um documento como subsídio para a discussão de um problema, passa-se automaticamente a discutir o documento e a ignorar o problema.

17ª Lei - Ficar em cima do muro pode ser a posição mais prudente; mas se muitos o fizerem o muro poderá desabar.

18ª Lei - Estar em último lugar pode ser ruim, mas se houver a necessidade de uma retirada você estará em primeiro.

19ª Lei - Se você tiver uma boa solução, você está arriscado a ganhar um problema. Corolário: Se você lembrar que um problema existe, você provavelmente será encarregado de resolvê-lo.

20ª Lei - Não se deve nunca contar mentiras, mas também não é necessário contar toda a verdade.

21ª Lei - Os economistas, como os meteorologistas, por tratarem de matéria extremamente complexa, têm grande dificuldade em acertar suas previsões. A diferença é que os meteorologistas costumam, pelo menos, olhar pela janela antes de anunciá-las.

22ª Lei - O problema do Brasil é que os economistas e o governo trabalham a nível macro e o resto dos brasileiros têm que viver no nível micro.

23ª Lei - Competência só não basta. Goleiro azarado não joga na seleção.

24ª Lei - Um dos grandes problemas da atualidade é que os economistas entendem de economia e não da economia

25ª Lei - Uma vez que a maioria dos erros cometidos numa empresa é posteriormente justificada como tendo sido muito importante como lição, se fosse permitido abater essas perdas como gasto de treinamento nenhuma empresa pagaria imposto de renda.

26ª Lei - Ao decidir o momento certo para agir é essencial lembrar que a temperatura que cozinha a galinha é menor do que a necessária para cozinhar o ovo

27ª Lei - Quando chove merda, nunca é garoa.

28ª Lei - Quando a merda vai para o ventilador a distribuição não é uniforme.

29ª Lei - A inteligência total do planeta é constante e a população esta aumentando.

Acessar