Resumo

Nas últimas décadas, observa-se o aumento de trabalhos, em diferentes áreas do conhecimento, preocupados em analisar a origem e evolução dos problemas que abordam a partir da realidade concreta criada pela herança cultural, pela situação econômica e pela estruturação do poder político em determinada sociedade. A História, enquanto ciência que tem como principal objetivo investigar fatos passados através das estruturas e conjunturas culturais, políticas e econômicas, permite-nos conhecer, interpretar e contextualizar porque tais fatos aconteceram e que influência tiveram no processo de construção e reconstrução permanente de uma sociedade. Neste sentido, o presente estudo vai deter-se no setor educacional em, especial na disciplina Educação Física no período de 1930 a 1937, utilizando-se do cruzamento entre o documento oficial e a História Oral, no qual vamos eleger, ao lado do fato singular, o fato recorrente, aquele que oferece a História, a possibilidade de explicar, e não somente descrever os acontecimentos, mostrando não apenas o já exposto, mas os possíveis pontos obscuros, nebulosos que passaram despercebidos pela história oficial "procurando superar o conhecimento produzido sob o ponto de vista estritamente teórico" ( Oliveira, 1994).