Ler e Escrever o Jogo: Método de Ensino Baseado em Jogos X Método Analítico na Formação de Jogadores de Tênis
Por Jorge Dorfman Knijnik (Autor).
Parte de Tênis: Novos Caminhos Para Uma Abordagem Profissional . páginas 70 - 77
Resumo
No método de ensino baseado em jogos aqui delineado, o jogar para aprender tem um proposito claro: jogar para aprender como jogar (Knijnik, 2009). A partir de pequenos jogos adaptados, a criança aprende as bases do jogo, compreende os princípios deste sem se distanciar da realidade jogada nas quadras e campos de tênis e simultaneamente se diverte e vai gostando mais da modalidade a cada dia que passa. Não se preconiza a ausência do ensino das habilidades de cada jogo; o que se propõe é que as habilidades estejam integradas ao jogo, para que a criança em formação, ao mesmo tempo em que se engaja no jogo de tênis, e brinca, amplie não apenas o seu ‘repertorio motor’, mas sim o seu repertorio de jogo. Ou seja, o método de ensino baseado em jogos preconiza que existe muito mais ‘em jogo’ dentro de um jogo do que as habilidades motoras: a compreensão do jogo, os relacionamentos com adversários e colegas, o que fazer a cada fase do jogo de tênis, tudo deve ser pensado e praticado durante as sessões de treinamento. Sempre em um clima sem pressão, de aprendizado lúdico e global.