Resumo

O presente estudo investigou os efeitos de diferentes tipos de instrução (verbal e escrita) na aprendizagem motora de uma habilidade esportiva. Métodos: Vinte e três voluntários, de ambos os sexos, com idade de 12,96 ± 1,1 anos, foram distribuídos em dois grupos: instrução verbal (GIV) e instrução escrita (GIE). A tarefa era realizar a bandeja do basquete sem que a bola tocasse o aro. Todos os participantes realizaram cinco tentativas de linha de base no lance livre para equilibrar o desempenho inicial do grupo entre os grupos. Em seguida, eles realizaram 32 tentativas práticas e um teste de retenção de 8 tentativas uma semana depois na bandeja de basquete. Testes t foram utilizados para comparar os grupos nos testes de linha de base e de retenção. Resultados: Os resultados mostraram, tanto na prática quanto na retenção, desempenho superior para o GIE em comparação ao GIV. Conclusão: Concluímos que o fornecimento de instruções escritas beneficiou o desempenho e a aprendizagem de uma habilidade motora esportiva.

Acessar