Ler ou ouvir? Efeitos de diferentes tipos de instrução na aprendizagem de uma habilidade motora esportiva
Por Ricardo Drew (Autor), Domingos Nhamussua (Autor), Matheus Maia Pacheco (Autor), Vai Tani (Autor), Edson Edson Jorge Chambal (Autor).
Resumo
O presente estudo investigou os efeitos de diferentes tipos de instrução (verbal e escrita) na aprendizagem motora de uma habilidade esportiva. Métodos: Vinte e três voluntários, de ambos os sexos, com idade de 12,96 ± 1,1 anos, foram distribuídos em dois grupos: instrução verbal (GIV) e instrução escrita (GIE). A tarefa era realizar a bandeja do basquete sem que a bola tocasse o aro. Todos os participantes realizaram cinco tentativas de linha de base no lance livre para equilibrar o desempenho inicial do grupo entre os grupos. Em seguida, eles realizaram 32 tentativas práticas e um teste de retenção de 8 tentativas uma semana depois na bandeja de basquete. Testes t foram utilizados para comparar os grupos nos testes de linha de base e de retenção. Resultados: Os resultados mostraram, tanto na prática quanto na retenção, desempenho superior para o GIE em comparação ao GIV. Conclusão: Concluímos que o fornecimento de instruções escritas beneficiou o desempenho e a aprendizagem de uma habilidade motora esportiva.