Resumo

Introdução

Os esportistas estão propensos à fadiga muscular local devido ao treinamento de alta intensidade, e ao acúmulo de lesões musculoesqueléticas a longo prazo. As complicações musculoesqueléticas representam uma grande fatia dos problemas de saúde ocupacional e por isso têm recebido maior atenção da indústria esportiva. Nesse sentido, os estudos sobre a fadiga muscular devem ser aprofundados.

Objetivo

Verificar a fadiga e lesão muscular envolvendo as características de esforço das articulações dos membros inferiores na contração excêntrica e contração centrípeta do salto.

Métodos

Foram selecionados 691 indivíduos com idade entre 20 a 40 anos. A fadiga foi ocasionada por contração muscular ativa. Foram analisadas as curvas características da contração muscular ativa em diferentes estados nos treinos isométrico, isotônico e isocinético. O grau de fadiga causado por três estados esportivos diferentes foi testado através de experimentos. Também foram analisadas as características de contração muscular ativa correspondentes. O potencial de homeostase em diferentes idades foi comparado.

Resultados

O retardo na recuperação à fadiga é diretamente proporcional a idade do esportista. A proporção de retorno ao alívio pós-exercício sobre a fadiga diminui gradualmente.

Conclusão

Os resultados experimentais mostram que a contração muscular ativa pode reduzir até certo ponto a fadiga ao exercício. Os efeitos dessas propriedades bioquímicas benéficas da contração muscular ativa não são encontrados em pessoas com idade avançada. Os achados tem um potencial orientador para o alívio da fadiga esportiva. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar