Lesões em Atletas de Voleibol: Uma Análise da Motivação

Por: Luciana Botelho Ribeiro.

Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar.

Send to Kindle


Resumo

A motivação pode ser considerada uma importante variável a ser estudada na área da Psicologia do Esporte, uma vez que esta influencia o indivíduo de diversas maneiras, tanto na sua vida pessoal, quanto no seu desempenho esportivo. Pensando em esporte, o atleta apresenta grande vulnerabilidade necessitando de um preparo físico e psicológico equilibrado. As lesões são fatores constantes e influentes no esporte podendo levar o atleta a abandonar a carreira. O objetivo deste estudo foi investigar a motivação de atletas de voleibol pós-lesionados para voltarem a jogar. Foi realizada uma pesquisa netnográfica com 32 atletas acima de 18 anos, com qualquer tipo de lesão que responderam o Inventário de Motivação para Prática de Atividade Física (IMPRAF 54). Foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados. Os resultados obtidos pelos atletas nas escalas demonstraram que estes estão mais motivados na dimensão prazer e saúde, tendo como hipótese estes atletas estarem lesionados ou terem sofrido alguma lesão, tendo maior interesse e preocupação com essas variáveis no momento. 

Endereço: http://loja.editorafontoura.com.br/psicologia-do-esporte-desenvolvimento-humano-e-tecnologias-o-que-e-como-estudar.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.