Integra

Introdução:O Goalball é um esporte Paraolímpico específico para atletas cegos e com baixa visão. Os jogadores são classificados em três classes visuais (B1, B2 e B3) e jogam vendados para evitar vantagem entre os competidores. Dois times com três jogadores em cada lado arremessam a bola com o objetivo de fazer gol no time adversário. Estudos sobre o perfil de lesões esportivas nessa modalidade são raros.

 Objetivos: o presente estudo tem como objetivo caracterizar o perfil das lesões esportivas nos atletas de goalball, durante o período de treinamento e os Jogos Panamericanos da IBSA 2009.

Material e Metodologia: Fizeram parte da pesquisa 12 tletas, 6 do sexo feminino e 6 do sexo masculino. Para coleta de dados foi utilizado a ficha de atendimento utilizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, que apresenta os seguintes dados: nome, idade, classificação visual,tipo de lesão, local, diagnóstico, tratamento. Os dados foram coletados durante o período de treinamento, em Niterói (RJ) e competição nos jogos Pan-americanos da IBSA, em Colorado Springs (COEUA).

Resultados: Do total de 12 atletas apenas 1, do sexo feminino, não referiu nenhum sintoma de lesão esportiva. Durante os dois períodos de treinamento e o de competição foram identificadas 52 lesões, sendo uma média de 4,72 lesões por atleta. As lesões por acidente esportivo representaram 53,85% enquanto 46,15% foram por sobrecarga. Com relação aos segmentos corporais afetados a distribuição ocorreu da seguinte forma: membros superiores 30,77%, membros inferiores 48,08%, cabeça 9,62% e coluna com 11,54%. As lesões mais frequentes foram contusões 25%, estiramentos 13,46%, escoriação 11,54%, tendinoses 9,62%, contraturas e periostites com 7,69%.

 Conclusão: Na modalidade do goalball o membro inferior é a região corporal mais acometida. As lesões por acidente esportivo foram as mais frequentes. Com relação ao diagnóstico as lesões foram representadas principalmente por contusões, estiramento, escoriações entre outras.