Letramento digital: Entre a apropriação e a proibição das práticas digitais de lazer na formação de adolescentes
Por Guilherme Carvalho Franco da Silveira (Autor), Rafael Fortes (Autor).
Parte de Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural . páginas 64 - 83
Resumo
Jogos eletrônicos, sites de redes sociais, fanfics1 , mensagens instantâneas, fotos, vídeos, filmes, música, informação, entretenimento, namoro, nudes, compras. Como afirma Buckingham (2010, p. 39), “a mídia digital – internet, telefonia móvel, jogos de computador, televisão interativa – hoje é um aspecto indispensável no tempo de lazer das crianças e dos jovens”. Entretanto, apesar de haver uma tendência de considerar que as crianças, os adolescentes e os jovens conseguem dominar sozinhos, com muita facilidade, as mídias digitais, se analisarmos habilidades mais complexas, encontramos sujeitos com dificuldades importantes, as quais muitas vezes resultam de um contexto desfavorável em escolaridade, renda, relações sociais e familiares (Carvalho, 2010).