Resumo

Força e potência no esporte moderno

A teoria de que o Halterofilismo surgiu em civilizações muito antigas, mais especificamente na Grécia e no Egito, é amplamente defendida por versões oficiais criadas por instituições mundiais regulamentadoras do esporte, que acabam atribuindo, assim, a atividades utilitaristas a origem da modalidade. Segundo as mesmas, já por volta do ano 1000 a.C, homens já praticavam o levantamento de peso.

A verdade é que essas atividades eram protagonizadas por escravos, que necessitavam provar sua força por meio do levantamento de pedras, pedaços de madeira, etc. Sua utilidade (e, consequentemente, valor financeiro) para aquelas civilizações estava intimamente ligada aos resultados obtidos em tais testes, pois a força física era de extrema importância para a produção de alimentos e também construção civil, já que a tecnologia era praticamente inexistente.

O mesmo tipo de esforço era executado pelos guerreiros que compunham os exércitos dessas grandes civilizações. Soldados precisavam ser extremamente fortes, tendo em vista os constantes combates em defesa ou ataque de territórios e busca por riquezas, e que tais disputas eram essencialmente corpo-a-corpo, com a inexistência de armas de fogo.

Arquivo